A Loja das Ideias

Este blogue é um exercício de cidadania de um grupo de portugueses que pretendem debater publicamente ideias sobre Ciência, Cultura e Política. O nosso compromisso é, antes de mais nada, com a Ética, a Estética e o Rigor, pelo que o escrutínio da razão será o contraponto à imaginação e ao humor.

Friday, March 11, 2005

Lorentz e Zeeman - Prémio Nobel da Física (1902)

HENDRIK ANTOON LORENTZ (1853-1928) e PIETER ZEEMAN (1865 – 1943) em reconhecimento dos extraordinários serviços prestados com a investigação sobre a influência do magnetismo nos fenómenos de radiação.

O maior crédito pelos desenvolvimentos feitos no domínio da teoria electromagnética da luz, depois de Maxwell, é devido a Hendrik Lorentz, cujo trabalho teórico neste campo foi muito frutuoso. Enquanto a teoria de Maxwell não fazia nenhuma hipótese de natureza atómica, Lorentz começa por estabelecer a hipótese de que nos materiais existem partículas extremamente pequenas, a que chamou electrões, que são portadoras de certas cargas eléctricas específicas. Estes electrões movem-se livremente nos chamados materiais condutores dando assim origem a uma corrente eléctrica. Partindo desta hipótese simples Lorentz conseguiu não só provar tudo o que a teoria anterior explicava como ultrapassar algumas das suas maiores limitações.

Quase imediatamente a seguir J.J.Thomson (1856-19409, Prémio Nobel da Física em1906, viria a identificar os electrões no seu estado livre nos raios catódicos.

Em paralelo com o desenvolvimento da teoria electromagnética da luz, foi feito muito trabalho experimental e ensaiadas várias tentativas com o objectivo de tentar demonstrar com todo o rigor a analogia entre o movimento ondulatório eléctrico e a luz.

Contudo não era suficiente demonstrar a analogia completa entre aqueles fenómenos; os cientistas queriam ir mais longe e demonstrar que eles eram de natureza idêntica. Para o efeito tentaram mostrar que as forças magnéticas actuavam sobre a luz do mesmo modo que actuavam sobre as correntes eléctricas. Era esta propriedade exactamente que Faraday tinha tentado provar. As experiências que conduziu levaram-no a descobrir a rotação do plano de polarização da luz sob o efeito de forças magnéticas.

Guiado pela teoria electromagnética da luz, Zeeman partindo da última experiência de Faraday, e, após várias tentativas frustradas, teve finalmente sucesso a demonstrar que a radiação emitida por uma fonte de luz sob a influência das forças magnéticas muda de tal modo a sua natureza que mostra as suas diferentes riscas espectrais separadas em várias componentes (Efeito Zeeman).

Para informação mais detalhada consultar aqui e aqui.

(Iniciativa d' "A Loja das Ideias" no Ano Internacional da Física - 2005)

João Sentieiro

0 Comments:

Post a Comment

<< Home