A Loja das Ideias

Este blogue é um exercício de cidadania de um grupo de portugueses que pretendem debater publicamente ideias sobre Ciência, Cultura e Política. O nosso compromisso é, antes de mais nada, com a Ética, a Estética e o Rigor, pelo que o escrutínio da razão será o contraponto à imaginação e ao humor.

Wednesday, March 09, 2005

Físico Hans Bethe – morte aos 98 anos

O físico Hans Bethe (1906-2005) faleceu no passado dia 6 de Março aos 98 anos de idade. Mais conhecido como um dos pais da bomba atómica, Hans Bethe foi posteriormente um empenhado activista na causa da não proliferação de armas nucleares tendo participado em vários encontros não oficiais a fim de discutir políticas de controlo desse tipo de armamento, tendo inclusivamente contribuido para a proibição, em 1973, de testes nucleares atmosféricos.

Enquanto cientista, Hans Bethe estudou como as estrelas produzem energia através do processo de fusão nuclear, no qual núcleos de hidrogénio são fundidos, dando origem a átomos de hélio e a uma libertação de energia. Em consequência da sua investigação, Bethe mostrou que praticamente toda a energia produzida pelas estrelas mais brilhantes é gerada a partir de uma reacção de fusão tendo o carbono como catalisador e o hidrogénio como combustível. O reconhecimento da qualidade e importância do trabalho de Bethe culminou com a atribuição do Prémio Nobel da Física em 1967.

Hans Bethe nasceu em Estrasburgo em 1906, tendo começado a sua carreira académica na Alemanha. Em 1933 perdeu o seu emprego devido à ascensão ao poder de Adolf Hitler. Fugiu para os EUA vindo a chefiar a divisão de física teórica do Projecto Manhattan.

Luís Custódio

0 Comments:

Post a Comment

<< Home