A Loja das Ideias

Este blogue é um exercício de cidadania de um grupo de portugueses que pretendem debater publicamente ideias sobre Ciência, Cultura e Política. O nosso compromisso é, antes de mais nada, com a Ética, a Estética e o Rigor, pelo que o escrutínio da razão será o contraponto à imaginação e ao humor.

Wednesday, March 02, 2005

Ética e Mercado: “A Decent Factory”

"The one and only social responsibility of business is to make profits."

Milton Friedman, prémio Nobel de Economia

Numa economia globalizada mais e mais empresas estão a deslocalizar a sua produção para países com baixos custos do factor trabalho e menor protecção dos direitos dos trabalhadores. Alguns gestores, seja por genuinas preocupações morais seja para responder a questões levantadas por investidores e accionistas, tentam compatibilizar lucro e ética empresarial.

“A Decent Factory” é um filme do realizador Thomas Balmès sobre o esforço da Nokia neste domínio, a qual fez deslocar à China duas especialistas em ética para analisar as condições de uma fábrica chinesa de componentes para a Nokia.

O trabalho destas consultoras acaba por revelar-se incómodo ao ponto de um director da Nokia perguntar se a empresa havia contratado especialistas porque desejava mudar o mundo ou porque queria que a informação se tornasse numa peça de marketing.

Rui Albuquerque (no Brasil)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home